Estou endividado e não tenho dinheiro, quais contas devo priorizar?

Se você está sem saída, suas dívidas vão estourar e não é mais possível pagá-las agora, você então deverá priorizar

as contas relacionadas a sua subsistência e de sua família, ou seja, foque primeiro em pagar as dívidas essenciais, como: conta de luz, água e aluguel.

Ao realizar o pagamento dessas dívidas, em seguida você deverá colocar como prioridade a conta do seu plano de celular, tendo em vista que você ainda precisará de um canal de

comunicação com outras pessoas. Caso seu plano seja pago, tente mudar para um plano controle mais barato. Feito isso, você já terá pago o básico para sua manutenção e de sua família.

Agora você poderá optar por pagar contas relacionadas ao cartão de crédito, tendo em vista que essa dívida costuma gerar altos juros que tornam a fatura praticamente impagável após um tempo.

Caso você não tenha condição de pagar a fatura do seu cartão, pois ainda tem que pagar a alimentação, foque na sua alimentação, saiba que as instituições financeiras costumam

entrar em contato para negociar as dívidas com excelentes condições de pagamento. Em tese podemos dizer que existe uma lista de prioridade ao qual podemos identificar na seguinte ordem:

1º lugar: foque em contas para sua subsistência e de sua família; 2º lugar: foque em alguma conta para que você consiga se comunicar (como um plano de celular);

3º lugar: foque no cartão de crédito, devido aos altos juros que com o tempo se torna impagável; 4º lugar: priorize dívidas relacionadas a financiamento imobiliário e de bens.

Deixando claro aqui que não estamos falando para não pagar suas contas, apenas que priorize àquilo que garante a sobrevivência e o básico para você e sua família, que, de fato, devem ser prioridade.