7 doenças que dão direito a estabilidade no emprego

A Portaria n.º 2.309 lista doenças relacionadas ao trabalho (LDRT) que garantem estabilidade no emprego, confira:

Lesão por Esforço Repetitivo (LER)

Amplamente reconhecida entre os trabalhadores. A LER é causada por movimentos repetitivos e prolongados, podendo se desenvolver em qualquer profissão.

Surdez

Os trabalhadores também podem ser afetados pela perda auditiva, que pode ser temporária ou permanente, decorrente da exposição a ruídos.

Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho 

A postura inadequada resulta em dor crônica e pode levar aos distúrbios conhecidos como DORT. Se não tratada pode resultar em invalidez.

Neoplasia Maligna

Popularmente conhecida como câncer, a neoplasia maligna pode estar relacionada a vários fatores, podendo afetar ossos, órgãos, pele, cartilagens articulares e outras localizações.

Dermatose Ocupacional

A exposição a agentes nocivos pode causar alterações na pele. O termo engloba várias doenças, como dermatite de contato, ulcerações, infecções e cânceres cutâneos.

Asma Ocupacional

Costuma ocorrer devido à inalação de agentes tóxicos que causam alergias, podendo resultar na obstrução das vias respiratórias.

Antracose Pulmonar

Inúmeros trabalhadores está sujeito a lesões pulmonares decorrentes da inalação de partículas de carvão ou poeira, que se alojam no sistema respiratório.

Essas doenças, ao serem consideradas ocupacionais e conferirem estabilidade no emprego, proporcionam proteção ao trabalhador, garantindo seus direitos no ambiente de trabalho.