5 novos alimentos que começaremos a consumir a partir de 2030

Aqui estão 5 produtos que, em um futuro próximo, prometem marcar presença nos pratos das pessoas.

1. Bolo impresso em 3D: em março, engenheiros da Universidade Columbia, em Nova York, criaram um robô que faz fatias de bolo usando cartuchos de pasta e pó de alimentos.

O objetivo futuro é uma impressora de alimentos com fogão a laser, agindo como chef digital pessoal. Sobremesas simétricas são mais fáceis para o robô criar, enquanto pratos salgados.

2. Bife cultivado: Aleph Farms, startup israelense, lançará bife cultivado, uma opção saudável e ambientalmente amigável, combinando carne bovina cultivada com proteínas vegetais.

Produto terá versão magra, com controle preciso das proporções de gordura e proteínas. Experiência sensorial excepcional sem excesso de gordura.

3. Embalagens comestíveis: anualmente, uma quantidade alarmante de 8 a 10 milhões de toneladas de plástico acaba chegando aos oceanos. Uma solução promissora para esse grave problema é o

desenvolvimento de embalagens comestíveis feitas de ingredientes naturais. Empresas como a Loliware, sediada em Nova York, já criaram canudos comestíveis feitos de algas marinhas.

4. Frango carbono neutro: startups estão se empenhando em aumentar a produção de frangos e ovos livres de carbono, oriundos de fazendas onde esses animais são alimentados com uma dieta sem soja.

5. Insetos: insetos, como grilos e larvas de besouro, são considerados alimentos do futuro, ricos em proteínas e gorduras.

Porém, a sustentabilidade ambiental e os tabus culturais ainda são desafios para sua adoção generalizada, apesar de já serem consumidos por cerca de dois bilhões de pessoas.