Não tenho mais condição de pagar minhas contas, o que devo fazer?
Caso não tenha como pagar as dívidas, o primeiro passo é aceitar essa situação, não tente fazer loucuras para reverter este quadro.
Se você não tem mais condições, tudo bem, é só uma fase, cloque a cabeça no lugar e dar um passo de cada vez. Confira agora algumas dicas que podem te ajudar.
Realize um levantamento minucioso das suas dívidas: registre todos os débitos pendentes: valor total, montante das parcelas, nome da instituição credora e as datas de vencimento.
No caso de impossibilidade de quitar todas as dívidas de uma só vez, inicie por uma delas e, à medida que o tempo avança, vá incorporando gradualmente as demais até a completa quitação.
Reestruture suas despesas mensais: ao buscarmos um orçamento equilibrado e a efetiva quitação de dívidas, é frequentemente necessário realizar uma reestruturação das despesas mensais.
Uma boa dica é a técnica 70/30 para orçamento equilibrado, que destina 70% dos recursos para prioridades atuais e reserva 30% para outras áreas relevantes.
Identifique as áreas de possível economia: em busca de quitar dívidas, a redução de gastos, como planos de telefonia e streaming, é uma opção inicial.
Estabeleça prioridades: Priorize dívidas com taxas de juros elevadas e aquelas que afetam serviços essenciais, como eletricidade, água, aluguel e comida.
Busque criar uma fonte de renda extra: essa orientação é essencial para todos, mesmo não endividados, pois um aumento mensal pode impactar positivamente a saúde financeira.
Participe do Feirão Serasa Limpa Nome: anualmente, o evento em março e novembro oferece chance de negociações vantajosas, com até 90% de desconto. Planeje participar.