7 coisas que a ciência explica sobre os sonhos e você precisa saber

Com o tempo, a ciência deixou de lado as explicações místicas e começou a tentar entender por que sonhamos e o que podem representar.

Aqui estão algumas curiosidades e descobertas sobre um dos temas mais intrigantes da história da humanidade:

1. Todos sonhamos, e não somos os únicos: animais como gatos, cachorros, macacos, ratos e golfinhos também sonham de maneira semelhante aos seres humanos.

2. Humanos têm sonhos todas as noites: principalmente durante a fase chamada REM sendo um estágio profundo do sono onde os músculos estão relaxados e os olhos se movem rapidamente.

3. A maioria dos sonhos é formada por imagens: como se fossem filmes passando na mente. No entanto, é interessante notar que também existem sonhos com sons, cheiros e até sensações.

4. Em uma única noite, normalmente sonhamos de 5 a 7 vezes: geralmente, pessoas mais jovens têm mais sonhos em uma única noite.

5. Não é incomum não lembrarmos do que sonhamos: ou lembrarmos apenas de um dos sonhos. As lembranças dos sonhos costumam

 durar apenas de 10 a 15 minutos após acordarmos, sendo normal que poucas pessoas consigam recordar seus sonhos durante a noite.

6. Estudos mostram que sonhar está ligado à capacidade de consolidar memórias: enquanto sonhamos, as memórias do nosso dia a dia são processadas e armazenadas na mente.

7. Na maioria das vezes, os sonhos são influenciados: pelas emoções e sentimentos que experimentamos durante o dia. Uma boa noite de sono pode afetar se teremos sonhos bons ou ruins.