5 explicações da ciência do porquê as pessoas veem fantasmas

Hoje conheceremos cinco explicações dadas pela ciência do porquê muitas pessoas veem fantasmas, confira a seguir!

Paralisia do sono: é a sensação de estar acordado, mas sem conseguir mover o corpo devido a uma desconexão entre mente e movimento durante o sono, muitas vezes acompanhada por alucinações.

Fungos: casas assombradas são geralmente escuras, úmidas e mofadas. A ideia de ver fantasmas pode estar ligada à má qualidade do ar,

com esporos de fungos tóxicos. Pesquisas apontam para efeitos psicológicos de estar em ambientes assim, conectando-os a experiências sobrenaturais.

Traumas: a psiquiatra Lenore Terr, em pesquisa com 88 pacientes, sugere que avistar fantasmas pode ser uma alucinação ligada a traumas, especialmente em casos de estresse pós-traumático.

Traumas intensos podem levar o cérebro a processar eventos por meio de imagens e vozes inexplicáveis, possivelmente resultando na sensação de contato com entidades espirituais.

Doença mental:  perceber fantasmas pode sinalizar condições mentais sérias como bipolaridade, esquizofrenia ou depressão profunda. O psiquiatra Alexander Moreira-Almeida

observa que as vozes ouvidas frequentemente têm ligações familiares. No passado, a esquizofrenia era interpretada como possessão espiritual, não como condição mental.

5. Sugestões mentais: Richard Wiseman, após explorar a magia, se voltou para a psicologia, estudando como a mente humana é influenciada a acreditar no paranormal

Estudos em sessões espíritas falsas mostraram que crenças no paranormal aumentam relatos de fenômenos inexistentes, indicando como convicções moldam nossa percepção do incomum.