5 doenças raras que dão ‘super poderes’ às pessoas que as têm

Você pode não estar ciente, mas algumas doenças raras podem conceder habilidades extraordinárias aos seus portadores.

Síndrome de Savant: condição rara que faz com que as pessoas se destaquem em talentos excepcionais, como memória e habilidades artísticas, mas enfrentam desafios na comunicação interpessoal.

Também conhecida como “síndrome do sábio”, pode se manifestar na infância e não tem cura, mas terapias podem melhorar a comunicação e qualidade de vida.

Doença de Urbach-Wiethe: é uma condição genética rara que torna as pessoas imunes ao medo, com cerca de 300 casos na África do Sul.

Analgesia congênita: é uma rara mutação genética que torna as pessoas imunes à dor. Surpreendentemente, em uma aldeia sueca específica, foram identificados até 40 casos desse fenômeno raro.

Embora pareça um superpoder, é perigoso, já que não impede lesões ou doenças, apenas a pessoa não sente a dor. Isso é arriscado para crianças, que podem se machucar sem perceber os perigos.

Síndrome hipertimésica: é uma condição rara que concede uma memória excepcional para eventos pessoais, detalhando lembranças de forma vívida.

Essa habilidade mnemônica se concentra em memórias pessoais e acontece de modo involuntário, permitindo que as pessoas revivam momentos de suas vidas com incrível clareza.

Hipertrofia muscular: ligada à miostatina, é causada por uma mutação no gene MSTN, que reduz a produção da proteína miostatina, resultando em um aumento significativo

na massa muscular e baixo teor de gordura. Os casos são raros, com poucos documentados, e até agora não foram associados problemas de saúde relacionados à condição.