6 benefícios de praticar o perdão segundo a ciência

O perdão pode ser desencadeado por diferentes coisas, como uma mudança na forma de pensar ou como as pessoas se comportam.

Existem muitas maneiras de entender o perdão, e todas elas nos ajudam a ser pessoas mais tolerantes. Confira algumas teorias e abordagens ao perdão.

Perdão decisório: foca no ato consciente de perdoar, que reside na força de vontade de abandonar o rancor. No entanto, nem sempre aborda os sentimentos remanescentes de dor.

Perdão cognitivo: baseia-se na ideia de que as transgressões quebram estruturas cognitivas, como crenças. Aqui, métodos terapêuticos são usados para ajudar.

Perdão emocional: especialistas sugerem que o verdadeiro perdão ocorre quando há uma mudança emocional, substituindo sentimentos negativos por positivos, como empatia e amor.

Perdão como processo: Especialistas defendem que o perdão é um processo multidimensional que envolve mudanças cognitivas, emocionais e comportamentais.

Lembre-se perdoar não é justificar ou esquecer ofensas, nem significa reconciliação ou justiça legal. É uma jornada pessoal, diferente da justiça externa.

Benefícios do perdão

Estudos em diversas áreas confirmam que o perdão pode trazer uma série de benefícios ao bem-estar geral, incluindo:

1. A diminuição de sentimentos negativos e sintomas de depressão; 2. A revitalização de pensamentos otimistas; 3. O aumento da autoestima;

5. A reparação de relações interpessoais; 6. A diminuição da ansiedade; 7. O fortalecimento da espiritualidade.