Uma dieta nutritiva pode preservar telômeros e promover longevidade, ajudando a prevenir doenças graves.
Cientistas Universidade de Ciências da Saúde de Utah alertam que telômeros curtos podem causar mau funcionamento celular, aumentando o risco de doenças como câncer e problemas cardíacos.
Dessa forma, proponho que conhecer quais são os alimentos que são inimigos dos telômeros e que, consequentemente, acabam reduzindo a expectativa de vida.
Refrigerantes: beber 600 ml por dia pode envelhecer as células, o equivalente há 4,6 anos, e mesmo as versões diet podem elevar o risco de diabetes tipo 2 e aumentar a vontade de consumir doces.
Carne processada: incluir regularmente carnes processadas na dieta está associado a telômeros mais curtos, sugerindo um impacto negativo na saúde celular.
Carne vermelha: altas ingestões de carne vermelha podem encurtar telômeros, mas alimentos ricos em amido resistente, como bananas e lentilhas, podem mitigar esse efeito.
Álcool: consumo elevado de álcool está ligado a telômeros mais curtos, enquanto o consumo moderado pode ajudar a manter a integridade celular.
Adoçante artificial: longe de serem uma solução saudável, adoçantes artificiais estão relacionados a um aumento nos riscos de obesidade, diabetes e problemas cardíacos.
Alimentos salgados: o excesso de sódio, muitas vezes proveniente de alimentos processados, está vinculado ao envelhecimento celular acelerado e a condições médicas graves.
Dietas de baixo carboidrato: a redução drástica de carboidratos pode diminuir a expectativa de vida em até quatro anos, indicando que um consumo equilibrado é mais saudável.