9 civilizações perdidas mais importantes da história
Algumas civilizações antigas de significativa importância histórica acabaram se perdendo ao longo do tempo.
9. Reino de Aksum: localizado na atual Etiópia, destacou-se pelo comércio entre Roma e a Índia, Aksum viu sua ascensão desabar com a disseminação do Islã.
8. Civilização Micênica: Uma das primeiras grandes civilizações gregas. A queda dos micênicos coincidiu com o colapso da Idade do Bronze Final, mas seu legado persistiu.
7. Civilização Minóica: situada em Creta, possivelmente a primeira civilização europeia, absorvida pelos micênicos e esquecida até o século XX.
6. Cultura Mississipiana: cultura nativa americana, conhecida por montes e assentamentos elevados, desapareceu antes da colonização europeia.
5. Civilização do Vale do Indo: antiga civilização no Paquistão e noroeste da Índia, com avanços urbanos e arquitetônicos, dispersou-se devido à seca.
4. Império Khmer: dominou a Ásia entre 802 e 1431 d.C., famoso por Angkor Wat e inovações em sistemas de água, declinou devido a conflitos e mudanças climáticas.
3. Çatalhöyük: cidade antiga na Turquia com estrutura urbana singular e sociedade igualitária, abandonada devido à escassez de água antes da Idade do Bronze.
2. Civilização Maia: dominou a península de Yucatán, notável por suas pirâmides, avanços em matemática e astronomia, perdeu muito de sua herança escrita devido à colonização espanhola.
1. Povos do Mar: influenciaram o colapso de civilizações mediterrâneas na Idade do Bronze, com origens misteriosas e indeterminadas, variando de piratas a troianos.