9 palavras japonesas que falamos todo dia e nem percebemos
No nosso dia a dia, usamos várias palavras japonesas sem muitas vezes perceber a sua origem
1. Karaokê: forma de entretenimento onde as pessoas cantam com trilhas pré-gravadas, oriunda da combinação japonesa das palavras "kara" (vazio) e "oke" (orquestra).
2. Sushi: prato japonês que combina arroz avinagrado com peixe cru e vegetais, cujo nome se origina da técnica de preparar arroz com vinagre.
3. Mangá: quadrinhos japoneses com ilustrações detalhadas e narrativas envolventes, conhecidos mundialmente e influentes na cultura pop global.
4. Origami: arte japonesa de dobrar papel para criar formas diversas, derivada das palavras "ori" (dobrar) e "kami" (papel), simbolizando a transformação de papel em esculturas.
5. Sensei: é usada para se referir a um professor, instrutor ou mestre em várias disciplinas, destacando respeito e deferência em relação à expertise e orientação de uma pessoa mais experiente.
6. Emoji: palavra do início do século XX, unindo "e" (imagem) e "moji" (personagem), referindo-se a imagens e pictogramas animados em redes sociais e aplicativos de mensagens.
7. Geisha: o termo “geisha” descreve uma artista tradicional japonesa, habilidosa em diversas formas de entretenimento, como dança, música, e poesia.
8. Quimono: é uma vestimenta tradicional japonesa, caracterizada por sua forma retangular e mangas amplas, utilizada em ocasiões especiais e cerimônias.
9. Tsunami: onda gigante causada por distúrbios oceânicos, derivada do japonês tsu (“porto”) e nami (“onda”), popularizada após terremoto no Japão.