Muitos de nós cometemos erros de português comuns, mesmo pensando estar corretos.
Aficionado ou Aficcionado? “Aficionado” é o termo correto para descrever alguém apaixonado por algo, enquanto “aficcionado” é um erro comum e não é aceito linguisticamente.
O grama ou A grama? Usamos “o grama” (masculino) quando nos referimos à unidade de medida de massa e “a grama” (feminino) se refere ao tipo de vegetação rasteira.
Ela namora “com” o primo. Na norma culta, o verbo namorar é transitivo direto, ou seja, não se usa a preposição “com”. Portanto, o correto é “Ela namora o primo”.
Ela deu à luz “a” uma menina. A forma correta é “Ela deu à luz uma menina”. Ela não se preocupou “nenhum” pouco com você. A expressão correta é “nem um pouco”, significando “nem um único pouco”.
“Onde” ou “Em que”/ “No qual” “Onde” deve ser usado apenas quando se refere a lugar. Para situações que não envolvem locais, o correto é usar “em que” ou “no qual”.
Uso incorreto de “mesmo” como pronome pessoal “Mesmo” deve ser usado como adjetivo, pronome demonstrativo ou substantivo, nunca substituindo o sujeito na frase.
Duplicação do termo “seja” Quando usamos “seja” para exemplificar, ele deve ser repetido na frase, por exemplo, “Seja em blogs, seja em redes sociais…”.
Verbo antes do sujeito plural Quando o verbo antecede o sujeito plural, ele deve concordar em número com o sujeito, por exemplo, “Chegaram duas cartas”.
“No” ao invés de “Ao” “Vou ao banheiro” é a forma correta, por indicar direção. “No banheiro” seria correto se estivermos indicando a localização de uma ação, como em “Lavar as mãos no banheiro”.