9 palavras que as pessoas não sabem usar S, SS, SC, SÇ e Ç

A grafia do português pode ser bastante complexa, com certas letras nas palavras gerando ainda mais incertezas.

Censo e Senso: “Censo” é um levantamento estatístico, enquanto “Senso” se refere à capacidade de julgar ou discernir. A troca do “c” pelo “s” altera completamente o significado.

Cessão, Sessão e Seção: “Cessão” é o ato de ceder, “Sessão” refere-se a um período dedicado a uma atividade, e “Seção” é uma divisão ou parte de um todo.

Exceção: refere-se a algo ou alguém que fica fora de uma regra geral; o erro comum é escrever “Excessão”, uma forma inexistente que mistura “exceção” com “excesso”.

Sucinto: significa breve, conciso. Não existe forma com “ç” em português, mostrando a dificuldade de saber quando usar “c”, “s” ou “ç”.

Nascido: particípio do verbo nascer. A forma errada, “Nacido”, ignora a regra do “sc” que denota a origem ou ato de vir à existência.

Ascensão: Ato de subir. “Ascenção” é um erro comum que não segue a ortografia correta do português, que exige “sc” para o som de “s”.

Fracasso: falha ou insucesso. A forma errada, “Fracaso”, pode ser influenciada pela ortografia de outras línguas, como o espanhol.

Pesquisar: procurar informações ou investigar. “Pesquizar” é uma tentativa incorreta de adaptação fonética que não existe na língua portuguesa.

Licença: permissão ou autorização. A grafia incorreta, “Licensa”, desconsidera a regra do “ç” para o som de “s” antes de “a”, “o” e “u”.