16 línguas menos faladas do mundo que estão a beira da extinção
O último Atlas da UNESCO mostra que há 1.078 línguas com menos de 1.000 falantes; conheça agora os idiomas menos falados do mundo.
1. Khanty: com menos de 10.000 falantes na Sibéria Ocidental, o Khanty está em risco de extinção, evidenciando a necessidade de preservar a rica cultura e tradição da região.
2. Lemerig: falado por cerca de 2.000 pessoas em Vanuatu, o Lemerig enfrenta o desafio da preferência das novas gerações por outras línguas, ameaçando sua sobrevivência.
3. Ongota: na Etiópia, somente dez idosos falam Ongota, colocando a língua em um caminho direto para o esquecimento, à medida que a comunidade opta por ensinar o tsami às crianças.
4. Chung (ou Sa’och): com apenas dez falantes no Camboja, o Chung está à beira da extinção, muito devido às políticas do regime comunista que proibiram sua prática na década de 1970.
5. Njerep: existem apenas seis pessoas que se lembram da língua Njerep, localizada entre os Camarões e a Nigéria, fazendo dela uma língua praticamente extinta.
Idiomas conhecidos falados por apenas uma pessoa Se a ideia de idiomas com tão poucos falantes já é triste, imagine que há línguas no mundo inteiro com apenas um único falante reconhecido.
Agora, conheceremos quais são as línguas que ainda existem graças a uma única pessoa: 6. Bikya e Bishuo (Camarões); 7. Chaná (Argentina); 8. Dampelas (Indonésia);
9. Kaixana, Diahoi e Apiala (Brasil); 10. Laua, Yarawi & Lae (Papua Nova Guiné); 11. Pemono (Venezuela); 12. Taushiro (Peru);
13. Tinigua (Colômbia); 14. Volow (Vanuatu); 15. Wintu-Nomlaki, Tolowa e Patwin (Estados Unidos); 16. Yahgan (Chile).