A aposentadoria é um dos principais benefícios que os trabalhadores podem conquistar, o benefício só é concedido após anos de trabalho ou devido a algum acidente, ou doença.
No entanto, ao chegar na aposentadoria, os segurados também podem garantir alguns outros benefícios, benefícios esses que uma boa parcela não sabe que tem direito.
O trabalhador que se aposenta ganha o direito de realizar o saque de todo o saldo disponível no FGTS, montante este que faz uma diferença na vida de qualquer pessoa.
No entanto, caso o trabalhador se aposente e mude de emprego após a concessão do benefício, volta às regras tradicionais do programa.
Além de garantir o saque total do FGTS, o trabalhador que se aposenta e continua trabalhando na mesma empresa pode realizar o saque mensal dos valores depositados.
Esse é um dos direitos menos conhecidos pelos trabalhadores, sendo destinado àqueles que se aposentam por invalidez.
O segurado que se aposenta por invalidez tem direito de quitação do financiamento de imóvel independente da quantidade de parcelas que restam para a quitação do contrato.
Para que a quitação ocorra é preciso verificar se o financiamento conta com o seguro prestamista, que na maioria dos casos é assegurado em contrato, porém, a maioria das pessoas não sabe.
O trabalhador que se aposenta muitas vezes pode continuar com o plano de saúde que possuía na empresa mesmo após a aposentadoria.
Conforme expresso na Lei 9.656/1998, em seus artigos 30 e 31, e nos normativos editados pela ANS regulamenta o direito de permanência no plano. Para ter direito ao plano algumas exigências devem ser vistas para que o aposentado possa ter direito ao plano de saúde.