Algumas palavras em português têm a mesma pronúncia, mas escrita e significados diferentes.
Acento e Assento Acento (sinal gráfico) e Assento (lugar para sentar). Exemplos: - Necessário colocar um acento agudo na letra “a”. - Por favor, procure um assento disponível para assistir à palestra.
Mau e Mal Mau (antônimo de bom) e Mal (antônimo de bem). Exemplo em uma frase: - Ele é conhecido por seu mau comportamento na escola. - Ela se sentiu mal após comer muito rápido.
Concelho e Conselho Concelho (município, cidade, distrito) e Conselho (sugestão). Exemplo: - O concelho de Lisboa é conhecido por sua beleza histórica. - Meu avô dava bons conselhos sobre a vida.
Apreçar e Apressar Apreçar (dar preço) e Apressar (acelerar). Exemplo: - O comerciante foi justo ao apreçar as antiguidades. - Precisamos nos apressar para não perdermos o início do filme.
Cela e Sela Cela (pequena sala) e Sela (equipamento para montar cavalos). Exemplo em uma frase: - O prisioneiro foi colocado em uma cela isolada. - A sela do cavalo estava bem ajustada para o passeio.
Cem e Sem Cem (número 100) e Sem (indicador de falta). Exemplo em uma frase: - Ele conseguiu acertar cem por cento das questões. - Estou sem dinheiro para comprar os livros este mês.
Censo e Senso Censo (levantamento populacional) e Senso (juízo). Exemplo: - O último censo mostrou um aumento populacional significativo. - É importante ter senso crítico ao avaliar as notícias.
Concerto e Conserto Concerto (apresentação musical) e Conserto (reparo). Exemplo - O concerto de piano será realizado na próxima sexta-feira. - O conserto do meu carro ficou mais caro do que esperava.
Traz e Trás Traz (verbo trazer) e Trás (advérbio de lugar). Exemplo em uma frase: - Ele sempre traz seu caderno para as aulas. - Vá embora sem olhar para trás.