9 erros que precisam ser evitados ao pedir aposentadoria

Esses são os erros mais comuns ao fazer o pedido de aposentadoria:

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1. Não possuir Planejamento Previdenciário

O planejamento é importante, pois considera a idade e o perfil do trabalhador, bem como seus objetivos. O planejamento permite uma aposentadoria com o maior valor possível nas condições;

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2. Desconhecer as novas regras da aposentadoria

Como mencionado, o desconhecimento dessas regras, principalmente do pedágio, pode levar a uma redução do valor que poderia ser recebido;

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3. Tempo mínimo para aposentadoria das mulheres

Com a Reforma da Previdência (EC 13/2019) o tempo para aposentadoria foi para 62 anos, as pessoas não sabem que é possível solicitar a aposentadoria antes dos 62 anos;

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4. Pedir o benefício antes do tempo

Às vezes, apenas poucos meses a mais de contribuição podem aumentar, e muito, a renda mensal para o futuro aposentado;

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5. Escolha da modalidade errada de aposentadoria

As três modalidades de aposentadoria são: idade, tempo de contribuição e aposentadoria especial. É importante saber qual destas é a mais vantajosa na hora de efetuar a solicitação;

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6. Documentação incompleta

Carteira de trabalho, holerites, extrato do FGTS, comprovante de conta salário, rescisões, recibo de pagamentos, são documentos importantes que não devem ser esquecidos na hora e efetuar o requerimento;

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7. Erro na Guia do GPS

Quem é contribuinte facultativo ou individual tem que usar a guia GPS para recolher a contribuição. Todavia, caso haja informação do código errado do plano solicitado pode impedir a aposentadoria ou recebimento do benefício;

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8. Não incluir a atividade especial

É comum que o solicitante da aposentadoria especial esqueça de apresentar o PPC ou apresentar o documento com erro sobre a informação do tempo de atividade insalubre, ou com periculosidade;

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9. Recorrer à ouvidoria ou à justiça antes da hora

O INSS tem prazos variados para analisar os processos de benefícios previdenciários, no caso de aposentadorias o prazo pode chegar a 90 dias.  Após o prazo, é possível abrir uma reclamação na Ouvidoria do órgão, ou até mesmo entrar com um processo judicial.

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