O mundo está passando por um grande processo evolutivo, essa situação se torna presente até mesmo em coisas simples, como serviços de transporte via aplicativo, como Uber, 99, entre outros.
São tantos os processos de evolução nos mais diversos setores, que esse assunto também acaba se replicando no trabalho, seja de profissões que poderão existir no futuro, quanto às profissões que devem acabar.
Nesse sentido, existem algumas profissões que entram em uma lista daquelas que devem ser as primeiras a deixarem de existir. Quer saber quais são essas profissões e se a sua é uma delas, confira a seguir.
Veja a seguir as 10 profissões que devem acabar nos próximos anos, e descubra se a sua é uma delas:
secretário; contador; operador de telemarketing; porteiro; atendentes em geral;
1. 2. 3. 4.
secretário; contador; operador de telemarketing; porteiro; atendentes em geral;
1. 2. 3. 4. 5.
piloto de avião; caixa de supermercado; vendedor; analista de crédito/empréstimo; garçom.
6. 7. 8. 9. 10.
A transformação digital atrelada as rápidas mudanças que a tecnologia traz para a vida das pessoas são pontos principais para o fim de diversas profissões.
Para se ter ideia, estima-se que 65% das crianças que hoje estão iniciando a vida na escola vão trabalhar em profissões que ainda nem existem, com base em Relatório da Comissão Global do Futuro do Trabalho.
No caso das profissões listadas e devem acabar, todas elas possuem rotinas burocráticas e repetitivas, que podem ser facilmente substituídas por robôs.
No caso das profissões que demandam de raciocínio mais forte, como contadores e pilotos de avião, essas correm o risco de desaparecerem por terem atividades que podem ser realizadas por algum sistema que os substitua.