9 carreiras que mais sofrem com o esgotamento profissional

Segundo a Microsoft em 2021, mais da metade dos trabalhadores se sente sobrecarregada. Veja as profissões mais afetadas.

Médico: sofrem altos níveis de esgotamento devido à carga intensa de trabalho, longas jornadas e o contato constante com pacientes doentes, o que gera grande desgaste emocional.

Enfermeira: lidam com turnos prolongados e pacientes em situações críticas, muitas vezes realizando tarefas exaustivas e desvalorizadas, resultando em esgotamento elevado.

Trabalhador de Varejo e Fast-Food: funcionários do varejo e fast-food enfrentam clientes difíceis, longas horas em pé e baixos salários, levando a um alto índice de esgotamento.

Assistente Social: sofrem esgotamento devido ao estresse traumático secundário e ao excesso de casos, dificultando manter limites saudáveis.

Policial: experimentam esgotamento devido ao contato constante com situações perigosas e estressantes, além do risco de vida diário.

Controlador de Tráfego Aéreo: enfrentam um estresse extremo devido à necessidade de vigilância constante para evitar acidentes, o que pode levar ao esgotamento.

Trabalhador de Emergência: profissionais como paramédicos e bombeiros, sofrem altos níveis de esgotamento devido a turnos noturnos longos e exposição frequente a eventos traumáticos.

Advogado: especialmente os criminais, lidam com grandes volumes de casos, isolamento e tarefas tediosas, resultando em altos níveis de esgotamento.

Professor: enfrentam esgotamento devido ao trabalho extra fora do horário escolar, como preparação de aulas e correção de provas, além de lidar com alunos desafiadores.