Somente no Brasil, aproximadamente 17 milhões de pessoas sofrem com a depressão, conhecer seus sinais é muito importante para que você consiga buscar ajuda quanto antes.
1. Cansaço constante e indisposição frequente
Caso as atividades que você exerce estão sendo substituídas por períodos de inatividade e isolamento, convém buscar orientação psicológica para entender essa mudança.
2. Sensação de tristeza cada vez mais frequente
Caso esse sentimento de tristeza persista por um prazo maior do que 15 dias, sem qualquer intervalo, pode ser possível que esse sentimento tenha algum diagnóstico, então procure ajuda.
Um ponto interessante, a mudança de humor, não só a tristeza, mas uma possível irritabilidade constante, onde tudo traz aborrecimento e reações agressivas também é um sinal que merece cuidado.
3. Dores pelo corpo
Um sintoma velado e que muitas vezes fazem parte da depressão e que vão além dos sinais psicológicos devido à angústia generalizada, são dores ou disfunções pelo corpo, como, por exemplo:
– Pressão no peito; – Dores de cabeça; – Tensão nos músculos, ombros e pescoço; – Cólica, azia ou diarreia.
Por ser algo que vai além dos sintomas psicológicos, muita gente acaba ignorando os sintomas físicos, contudo, fazem parte da doença e ajudam na detecção da doença.
4. Isolamento
Quando você quer cada vez menos participar de reuniões, de estar próximo aos amigos ou até mesmo da família e das pessoas mais próximas, que você mais confia e gosta de estar junto, cuidado com esse alerta.
5. Culpa e perda da autoestima
Caso aquela voz negativa comece a te convencer de que você é inútil, incapaz de fazer qualquer coisa e que não faz falta para ninguém, é outro alerta para você procurar ajuda.
Se sentir inútil, que nada faz sentido, que tudo que você faz dá errado, que às vezes é melhor nem tentar porque você fracassará ou decepcionar as pessoas, que tudo dá errado por sua culpa, são indicações claras de que você deve procurar ajuda psicológica.