Chá-verde: 10 benefícios segundo estudos
Rico em antioxidantes, o chá-verde traz vários benefícios à saúde. Aqui estão 10 vantagens comprovadas dessa bebida.
Contém antioxidantes vegetais: é rico em catequinas, especialmente EGCG, que ajudam a prevenir danos celulares e oferecem vários benefícios à saúde.
Melhora a função cognitiva: estudos de 2017 e 2020 indicam que o chá-verde pode melhorar a cognição, humor e função cerebral devido à cafeína e L-teanina.
Auxilia na queima de gordura: uma revisão de 2022 descobriu que o chá-verde pode aumentar a taxa metabólica e a queima de gordura, especialmente com exercícios.
Reduz o risco de alguns cânceres: pesquisas indicam que beber chá-verde pode estar associado a uma chance reduzida de desenvolver cânceres como de pulmão e ovário.
Protege o cérebro do envelhecimento: um estudo de 2020 mostrou que compostos no chá verde, como EGCG e L-teanina, podem apoiar a saúde cerebral e reduzir o risco de doenças neurodegenerativas.
Melhora a saúde bucal: uma revisão de 2021 encontrou que o consumo de chá verde ou extrato pode estar associado a uma melhor saúde bucal, embora mais estudos em humanos sejam necessários.
Controla o açúcar no sangue: uma revisão de 2020 descobriu que o chá-verde pode ajudar a reduzir os níveis de açúcar no sangue em jejum a curto prazo, mas os efeitos a longo prazo são inconclusivos.
Previne doenças cardíacas: estudos recentes sugerem que beber chá verde regularmente pode reduzir fatores de risco de doenças cardíacas, como pressão arterial e níveis de lipídios.
Ajuda na perda de peso: um estudo de 2022 descobriu que beber quatro ou mais xícaras de chá-verde por dia estava associado a uma chance 44% menor de obesidade abdominal em mulheres.
Aumenta a longevidade: pesquisas do Japão descobriram que aqueles que bebiam cinco ou mais xícaras de chá-verde por dia tinham uma chance 62% menor de morte por todas as causas.