9 Descontos PERMITIDOS no salário do trabalhador

Na sua integralidade, existem nove descontos que a legislação trabalhista, a famosa CLT, permite no salário dos trabalhadores e, são esses descontos que conheceremos a partir de agora!

Seta
Linha ondulada
Seta

1

INSS: colocamos o INSS em primeiro lugar, afinal de

contas é o desconto mais conhecido de todos os trabalhadores, e independente do salário recebido haverá o desconto de sua contribuição mensal.

Seta

2

Faltas não justificadas: todas as faltas do trabalho

ao qual não são justificadas e permitidas por lei, como, por exemplo, quando o trabalhador fica doente e apresenta o atestado médico, podem ser descontados do salário do trabalhador.

Seta

3

Vale-transporte: trabalhadores que recebem

o vale-transporte podem ter até 6% do valor do vale descontado do salário. Lembre-se, o limite que a empresa pode descontar é 6% e nada mais.

Seta

4

Imposto de Renda: outro desconto muito comum

para os trabalhadores é o Imposto de Renda, aqui o desconto ocorre para trabalhadores com renda maior que R$ 1903,98.

Seta

5

Adiantamento salarial: o adiantamento salarial, mais

conhecido como o vale, é outro desconto totalmente permitido e deve ser efetuado no salário final do trabalhador.

Seta

6

Vale-alimentação: outro desconto que pode ocorrer

no salário do trabalhador é o vale-alimentação, que pode ter até 20% do seu valor descontado. Para identificar o valor do vale será necessário multiplicar o vago pago pelo dia, assim como os dias trabalhados ao longo do mês.

Seta

7

Pensão alimentícia: os pais que possuem a pensão

alimentícia judicial, onde o mesmo está obrigado a ter o valor da pensão descontado direto na folha de pagamentos, é mais um exemplo de desconto permitido.

Seta

8

Planos seja de saúde, odontológico ou seguro de 

vida: mais um desconto totalmente permitido são os valores de coparticipação nos planos de saúde, odontológico, ou em qualquer outro seguro feito.

Seta

9

Aviso-prévio Esse aqui é um pouco

diferente. No caso, o trabalhador desligado da empresa e decide por não cumprir o aviso-prévio, terá o mesmo descontado do seu acerto, ou seja, poderá ter um mês descontado.