5 doenças mais comuns e suas causas

Conforme a OMS sendo a Organização Mundial da saúde, as conhecidas como Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT), ou seja, doenças comuns são as principais causas de morte.

Sublinhado rabiscado branco

Entender como essas doenças surgem é de extrema importância para se cuidar e fundamental para os riscos serem reduzidos, sendo assim, conheça 8 doenças mais comuns.

Diabetes:  é uma doença crônica que surge quando o corpo não consegue produzir ou usar a insulina adequadamente. As principais causas de diabetes são a resistência à insulina e a deficiência de produção de insulina.

Hipertensão:  é o nome dado à pressão arterial elevada. A pressão arterial é a força que o sangue exerce contra as paredes das artérias. Quando a pressão arterial fica acima do nível normal, ocorre hipertensão.

Esta doença pode levar a problemas como derrames, infartos, doença cardíaca, doença renal e outros problemas de saúde graves. As principais causas da hipertensão são a obesidade, o consumo excessivo de sódio e o consumo excessivo de álcool.

Alzheimer: é uma doença neurodegenerativa progressiva que causa uma redução progressiva da função cognitiva.

É a forma mais comum de demência entre pessoas idosas. As causas exatas da doença de Alzheimer ainda não estão claras, mas a ciência acredita que fatores genéticos, ambientais e biológicos contribuem para seu desenvolvimento.

Depressão: é um transtorno mental que afeta o modo como uma pessoa se sente, pensa e age. Ela pode causar um grande sofrimento e pode interferir em diversas áreas da vida, como o trabalho, os relacionamentos e o bem-estar geral.

As principais causas da depressão incluem fatores genéticos, alterações químicas no cérebro, fatores ambientais, situações estressantes, trauma, eventos negativos na vida, problemas de saúde, condições médicas e uso de certas drogas.

Acidente Vascular Cerebral (AVC): É uma das principais causas de morte no mundo e a principal causa de incapacidade. As principais causas são fatores de risco cardiovasculares, como hipertensão arterial, diabetes, tabagismo, sedentarismo e obesidade.