4 requisitos para o trabalhador receber o abono extra
O pagamento do abono salarial é de até R$ 1.302, que equivale ao salário mínimo de 2023. O valor do benefício é proporcional a quantidade de meses trabalhados.
Para identificar quanto receber é fácil, basta dividir R$ 1.302, por 12 (doze meses do ano), e multiplicar pela quantidade de meses trabalhados em 2021.
No caso dos trabalhadores de carteira assinada da iniciativa privada, recebem o PIS, cujo pagamento é feito pela Caixa Econômica Federal. Já os servidores públicos recebem o PASEP, cujo pagamento ocorre pelo Banco do Brasil.
Neste ano, serão 23 milhões de trabalhadores que terão direito ao benefício, neste mês de abril é a vez dos trabalhadores nascidos em maio e junho, e servidores com PASEP final 2 e 3.
Requisitos para receber o abono
Para ter direito ao abono salarial do PIS/PASEP este ano, basta se enquadrar nos seguintes requisitos:
1. Estar inscrito no PIS/PASEP há pelo menos 5 anos; 2. Ter recebido média de até 2 salários mínimos por mês em 2021;
3. Ter trabalhado durante pelo menos 30 dias em 2021; 4. Ter seus dados informados pelo empregador corretamente na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS)/eSocial.
Não têm direito ao abono salarial:
– trabalhadores domésticos; – trabalhadores rurais, funcionários de pessoa física; – trabalhadores urbanos, funcionários de pessoa física.