Vai fazer um pix e quer parcelar? Entenda como funcionará
Nesta semana ocorreu uma reunião muito importante entre o Ministro da Fazenda, Fernando Haddad e o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto.
O assunto em questão foi relacionado ao lançamento de uma nova função que permitirá o parcelamento de operações realizadas através do sistema de pagamentos instantâneos PIX.
Para tentar encontrar uma forma de conseguir trazer essa novidade, Haddad e Campos Neto debateram o potencial que o parcelamento com o PIX possui para contribuir com melhores condições de crédito no país.
Para o ministro da Fazenda, a novidade do sistema bancário deve ampliar a competitividade e também impulsionar a oferta de crédito que existe hoje no mercado brasileiro.
Entenda como deve funcionar
É importante lembrar que o parcelamento de compras via PIX, ainda se encontra em desenvolvimento, logo poderá sofrer mudanças até o seu lançamento, todavia, o mesmo deverá funcionar da seguinte forma:
QR Code: no caso do QR Code, os comerciantes poderão gerar um código específico para a transação parcela, o que incluirá o valor total, a quantidade de parcelas e os juros caso aplicável.
Parcelamento pelo aplicativo do banco: os bancos poderão incluir uma opção de parcelamento para as transações via PIX, onde o usuário poderá escolher o número de parcelas no momento da transação.
Débito automático: o sistema permitirá que os valores de cada parcela sejam descontados na data do vencimento.
Notificações: usuários do PIX poderão ser notificados sobre o vencimento da parcela para contribuir com possíveis atrasos ou inadimplência.
Atenção! As características apresentadas ainda são especulativas, tendo em vista que o Banco Central ainda não trouxe uma informação de como funcionará o novo PIX parcelado.