FGTS: 3 maneiras de sacar seu dinheiro mesmo sem ser demitido
Veja quais as possibilidades de sacar o FGTS mesmo enquanto está trabalhando.
Compra da casa própria
Uma das principais possibilidades de sacar o FGTS mesmo enquanto trabalha é para a compra da casa própria. Para garantir o benefício é necessário ter pelo menos três anos de trabalho de carteira assinada.
O trabalhador deverá apresentar a documentação necessária para o dinheiro poder ser liberado para compra do imóvel. O trabalhador poderá usar o FGTS para dar entrada no imóvel, abater parcelas ou ainda ajudar na quitação do contrato realizado pelo SFH.
Saque por doença grave
Outra possibilidade de sacar o FGTS é caso o trabalhador ou seu dependente esteja com alguma doença grave. Confira quais doenças permitem o saque:
AIDS (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida). Alienação mental. Cardiopatia grave. Cegueira (inclusive monocular). Contaminação por radiação.
1. 2. 3. 4. 5.
Doença de Paget em estados avançados (Osteíte Deformante). Doença de Parkinson. Esclerose múltipla. Espondiloartrose anquilosante. Fibrose cística (Mucoviscidose).
6. 7. 8. 9. 10.
Hanseníase. Nefropatia grave. Hepatopatia grave. Neoplasia maligna (câncer). Paralisia irreversível e incapacitante. Tuberculose ativa.
11. 12. 13. 14. 15. 16.
Aposentadoria
Nesse caso, a pessoa poderá realizar o saque total do FGTS, um ponto muito interessante, caso a pessoa se aposente e continue trabalhando na mesma empresa, ela poderá realizar o saque mensal dos depósitos realizados pelo empregador.
Entretanto, caso o novo aposentado comece em um novo emprego, ele voltará para as regras tradicionais de saque e não poderá realizar o saque mensal dos depósitos realizados pelo empregador.