Idosos que tem a partir de 65 anos ou mais e as pessoas que possuem uma deficiência de qualquer idade, podem ter direito a um benefício do INS o BPC/Loas.
O Benefício de prestação continuada não é uma aposentadoria, mas sim um benefício assistencial pago para aqueles que cumprem seus requisitos necessários para obtenção.
Independente de não ser uma aposentadoria, mas sim um benefício assistencial é preciso cumprir requisitos para se ter acesso, quando falamos do BPC existem 5, sendo eles:
2. Ter renda per capita inferior a 1/4 do salário-mínimo vigente – o critério utilizado pelo governo para determinar a situação de pobreza e miserabilidade.
3. Estar inscrito no CadÚnico ou ter seus dados atualizados;
4. No caso da pessoa com deficiência, deverá comprovar a renda, passar por perícia médica para avaliação da deficiência e comprovar a sua limitação
em realizar tarefas diárias ou em sua participação efetiva na sociedade. Lembrando que o beneficiado passará por avaliação a cada dois anos.
5. No caso da pessoa com deficiência, deverá comprovarPara ter direito ao BPC, o segurado só pode receber se tiver um salário fixo maior que ¼ do piso nacional e não estiver recebendo nenhum outro
abono ou ter vínculo empregatício.a renda, passar por perícia médica para avaliação da deficiência e comprovar a sua limitação
Para se cadastrar no CadÚnico é necessário procurar um CRAS – Centro de Referência em Assistência Social do seu município e solicitar o cadastramento, levando consigo a documentação necessária.