13 documentos que vão mudar devido ao novo CPF

O novo RG, foi lançado pelo governo no ano passado, contudo, os estados brasileiros estão agora em processo de adaptação para emissão do novo documento.

Sublinhado rabiscado branco

Até o mês de novembro todos os estados do país devem começar a emitir o novo RG para os brasileiros, cujo CPF será a numeração de identificação do documento.

A mudança ocorre, pois na regra atual, cada estado é responsável por emitir seu próprio número de RG, ou seja, quem tira a primeira via em um estado e solicita a segunda via em outro passa a ter dois números de RG.

Logo, caso o cidadão queira, ele poderá tirar uma nova via do RG em cada estado do país, podendo então ter até 27 números de RG diferentes, uma loucura não é mesmo?

CPF se torna obrigatório em diversos documentos

Além da inclusão do CPF no RG, o presidente Lula publicou a Lei 14.534/23 que institui que o CPF deve ser o número de identificação de diversos documentos. Conheça então os 13 documentos aos quais contará com o CPF como número único:

Sublinhado rabiscado branco

Certidão de nascimento; Certidão de casamento; Certidão de óbito; Número de Identificação do Trabalhador (NIT); Documento Nacional de Identificação (DNI); Registro no PIS ou no Pasep;

1. 2. 3. 4. 5. 6.

Cartão Nacional de Saúde; Título de eleitor; Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS); Número da Permissão para Dirigir ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH); Certificado militar;

7. 8. 9. 10. 11.

Carteira profissional expedida pelos conselhos de fiscalização de profissão regulamentada; e Outros certificados de registro e números de inscrição existentes em bases de dados públicas federais, estaduais, distritais e municipais.

12. 13.

Devo mudar meus documentos agora?

Não! Primeiro que o novo RG ainda está em fase de implementação, e o antigo documento terá validade até 2032, ou seja, os brasileiros podem ter calma para trocar o documento de identidade.

Sublinhado rabiscado branco

Já para os demais documentos, tudo ocorrerá gradativamente, respeitando o prazo de validade do documento atual, logo, somente após o vencimento, na hora que o cidadão for renovar sua documentação é que ele terá acesso às novas versões dos documentos.