Qual a idade em que seremos mais felizes? Estudo revela a resposta

A ciência procura responder uma pergunta fundamental: quando somos mais felizes em nossa vida?

O estudo a seguir foi publicado no periódico acadêmico Psychological Bulletin e baseia-se em 443 amostras de pesquisas que analisaram mais de 460 mil participantes

Uma equipe de pesquisa da Alemanha e Suíça estudou 460.902 pessoas de diferentes países e culturas para descobrir quando somos mais felizes na vida.

Os pesquisadores descobriram que a felicidade atinge o auge aos 70 anos, mas depois disso há uma queda significativa ligada à velhice.

"Isso pode estar relacionado à queda do desempenho físico, deterioração da saúde e redução dos contatos sociais em idosos, principalmente pela perda dos pares", sugeriu Susanne Bücker.

O estudo revelou que a satisfação com a vida diminui entre os 9 e 16 anos, aumenta até os 70 anos e depois volta a cair até os 96 anos.

Os estados emocionais positivos diminuem dos 9 aos 94 anos, enquanto os negativos aumentam e caem dos 9 aos 22, diminuem até os 60, e voltam a subir até os 70 anos.

No geral, o estudo indicou uma tendência positiva ao longo de um amplo período da vida, se olharmos para a satisfação com a vida e os estados emocionais negativos”, explicou a Professora Bücker.

O estudo concluiu que há uma necessidade de considerar e encorajar o bem-estar subjetivo e seus três principais componentes no decorrer da vida.

Os resultados da pesquisa podem ajudar programas de intervenção, particularmente aqueles com o objetivo de garantir um bem-estar maior para as pessoas.