5 alimentos que podem aumentar o risco de câncer
Existem milhares de motivos que contribuem com o desenvolvimento de células cancerígenas, seja o tabagismo, alcoolismo, sedentarismo, exposição ao sol, genética como também uma alimentação pouco saudável.
Claro que nem todos os motivos que contribuem para o desenvolvimento das células cancerígenas podem ser evitados, como, no caso da predisposição genética.
Entretanto, é possível retardar esse processo que em conjunto com diversos outros motivos que contribuem com o desenvolvimento da doença e que podem ser controladas por você, as chances de que você desenvolva algum tipo de câncer podem ser reduzidas.
Alguns dos pontos mencionados que contribuem para o desenvolvimento de células cancerígenas são óbvias, como o alcoolismo, tabagismo e sedentarismo. Já com relação à exposição ao sol, a principal dica é: use protetor solar.
Já com relação à alimentação, hoje ajudaremos você apresentando os 5 alimentos que podem contribuir com o aumento das células cancerígenas. Essa lista foi retirada de um estudo publicado no jornal The Times of Índia. Confira!
1. Frituras
Estudos revelam que o composto químico chamado acrilamida, formado em temperaturas altas da fritura, levam ao aumento de estresse oxidativo e inflamação do corpo, diretamente ligados ao aumento de células cancerosas.
2. Carne processada
As proteínas animais, sejam aves, peixes, carne vermelha e ovos, são extremamente saudáveis. Entretanto, quando ingeridos de maneira processada, fermentada, defumada, entre outras técnicas para preservar a conservação e realçar o sabor, não são boas opções.
3. Alimentos refinados
Seja farinha, açúcar, ou óleo, são alimentos alarmantes. Estudos recentes indicam que o açúcar e carboidratos altamente processados aumentam o risco de estresse oxidativo e inflamação do corpo, o que pode causar câncer de ovário, mama e de endométrio.
4. Enlatados e instantâneos
Sejam alimentos enlatados e instantâneos, estes itens podem aumentar e muito o risco de câncer. A maioria das embalagens desses alimentos são revestidas com uma substância química conhecida como Bisfenol A (BPA).
5. Bebidas gaseificadas
São ricas em açúcar refinado e em calorias. O consumo excessivo de bebidas gaseificadas podem elevar o número de radicais livres do seu corpo, causando uma inflamação, além de dificultar o diagnóstico de células pré-cancerosas e cancerígenas no seu corpo.