O consumo de remédios considerados comuns no Brasil é grande, a maioria da população se automedica sem pensar nas doses que estão tomando e como elas podem ser prejudiciais.

8 remédios comuns mais prejudiciais à saúde

Esse hábito é bastante nocivo à saúde, podendo até mesmo ser fatal em alguns casos, dependendo da dose.

Os laxantes são vendidos sem a necessidade de receita médica, por conta disso, muitas pessoas acabam consumindo grandes doses desses medicamentos e até mesmo em situações desnecessárias.

1. Laxantes

Este medicamento pode ser vendido em comprimido, gel, xarope, gotas, supositório ou injeção. Uma dosagem alta aumenta as chances de sonolência, tonturas, urticária na pele e inchaço.

2. Cetoprofeno

Essa substância analgésica orfenadrina, se for consumida juntamente com a dipirona, pode fazer a boca secar, tremores no corpo, alucinações e disritmia cardíaca. O consumo de 2 gramas a 3 gramas deste remédio, pode causar overdose.

3. Orfenadrina

O dextrometorfano está presente em xaropes, seu uso indevido e consumo de altas quantidades pode ocasionar sintomas psicóticos. O consumo deste medicamento com álcool aumenta as chances de overdose.

4. Dextrometorfano

Este remédio, se consumido em excesso, pode ocasionar sangramento gastrointestinal grave, úlceras e levar a óbito.

5. Ibuprofeno

A overdose deste medicamento é mais comum em idosos e crianças pequenas, que utilizam doses maiores do remédio. Somente 8 comprimidos de Ácido acetilsalicílico, podem aumentar o risco de overdose.

6. Ácido acetilsalicílico

Altas doses de dipirona podem ocasionar náuseas, vômito, vertigem, arritmia cardíaca, queda brusca de pressão arterial e comprometimento dos rins.

7. Dipirona

O consumo deste remédio em excesso pode ser perigoso, principalmente para quem já possui doenças hepáticas. O consumo de mais de 3 gramas diárias para adultos aumenta o risco de danos graves ao fígado.

8. Paracetamol