Segurados do INSS vão ficar animados com essa excelente notícia
O empréstimo consignado é considerado hoje a melhor alternativa para quem busca a contratação de um empréstimo pessoal.
Afinal, como existe o desconto da parcela diretamente na folha, não há riscos de inadimplência, o que garante aos segurados do INSS, excelentes opções de juros e parcelamento.
Entretanto, mesmo sendo um excelente benefício para os aposentados e pensionistas do INSS, o consignado acaba gerando muitas dúvidas por parte dos segurados que não sabem exatamente quais as
taxas de juros são ofertadas e demais informações quanto ao consignado. Dessa maneira, na semana passada, o Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS), publicou uma resolução no Diário Oficial da União,
recomendando que as instituições financeiras informem, através do Meu INSS, as taxas de juros e demais informações sobre o empréstimo consignado contratado pelo segurado.
A recomendação em questão foi assinada por Carlos Lupi, Ministro da Previdência Social. De modo a alterar a Instrução Normativa PRES/INSS de novembro de 2022.
Dessa forma, as financeiras vão disponibilizar as informações ao INSS acerca da operação de crédito realizada pelos segurados.
O que é a margem no empréstimo consignado?
A margem consignável nada mais é do que um percentual máximo de renda que o aposentado ou pensionista pode comprometer de sua renda para a contratação de empréstimo consignado,
incluindo também o cartão de crédito consignado e o cartão consignado de benefício. A margem que os segurados podem comprometer com consignado é de 45%, dividida da seguinte maneira:
– 35% para empréstimo consignado; – 5% para cartão de crédito consignado; – 5% para cartão consignado de benefício.