3 medicamentos que fazem mal ao coração
Existe uma diversidade de medicamentos que, embora não sejam ligados a qualquer problema do coração, possuem grande efeito a esse importante órgão.
O que ao longo de anos de uso sem controle, pode levar a causas mais graves como surgimento, ou ainda a piora de doenças cardíacas.
Sendo assim, apresentemos agora 4 medicamentos que fazem mal ao coração e que seu uso prolongado pode causar graves problemas. Lembrando que não é uma regra e os efeitos colaterais são sentidos em uma parcela bem menor.
1. Paracetamol
Um dos analgésicos e antitérmicos mais populares do mundo, o paracetamol é um grande vilão para o seu coração. Estudo realizado pelo Instituto Leeds for Rheumatic and Musculoskeletal Medicine apontou que o paracetamol
aumenta a chance de ataques cardíacos em caso de uso prolongado e sem moderação. Além disso, o estudo também mostrou que o princípio ativo de sua fórmula pode inibir a ação de mediadores de processos inflamatórios.
2. Anticoncepcionais
Dentre os medicamentos que podem fazer mal para o coração, um consenso entre grande parcela dos especialistas é do uso dos anticoncepcionais e os riscos de problemas cardíacos.
Conforme estimativa, aproximadamente 62% das mulheres do país são usuárias dos anticoncepcionais. Nesse sentido, é importante que as mulheres fiquem atentas quanto a utilização deste medicamento.
Como os anticoncepcionais são homônimos presentes em sua formulação, o medicamento pode contribuir com o acúmulo de gordura nas artérias, além de acelerar a formação de coágulos no sangue.
3. Anti-inflamatórios
Medicamentos que possuem como base o ibuprofeno e diclofenaco tendem a causar agressão de plaquetas no sangue, o que pode provocar coágulos,
aumento da retenção de líquidos, aumento da pressão sanguínea e estreitamento de artérias, que podem trazer graves complicações cardíacas.