Concursos Públicos poderão ter 3 novidades implementadas
Ao todo serão 5 novidades que poderão ser implementadas nas novas seleções dos concursos públicos e hoje apresentaremos 3 delas:
1. Novas formas de avaliação
O PL em questão lista diferentes testes que podem ser incluídos de modo a medir a capacidade dos candidatos:
Conhecimento: devem ser aplicadas provas escritas, objetivas ou dissertativas, além de provas orais que cubram conteúdos gerais ou temas específicos.
Habilidade: desenvolvimento de documentos e simulação das tarefas às quais o cargo é proposto a realizar, assim como realização de testes físicos devidamente compatíveis com as atividades exercidas.
Competência: também deverá ser aplicada uma avaliação psicológica, teste psicotécnico devidamente conduzido por profissional adequado e habilitado.
2. Utilização da tecnologia
O texto autoriza a utilização de ferramentas online ou ainda plataformas eletrônicas para ser possível realizar parte do concurso público, ou ele todo.
Vale lembrar que detalhes para realização dependerão de regulamentação, todavia, alguns requisitos já devem ser fixados, como:
- Garantia de igualdade de acesso a todas às ferramentas assim como dispositivo do ambiente virtual;
- Acesso individual e totalmente seguro, assim como ambiente 100% controlado; - Devida consulta pública prévia obrigatória;
3. Treinamento
A proposta estabelece a consolidação de uma prática que hoje é adotada a apenas algumas carreiras, e que então poderá ser estendida para as demais, ou seja, a realização de cursos de formação, de modo a cumprirem função classificatória ou eliminatória.