Seu sonho é abrir um negócio? Seja uma pequena ou grande empresa, existem questões diferentes que devem ser analisadas.
Como, por exemplo, o mercado alvo, a concorrência, a estruturação de um plano de negócios, os cursos financeiros, estrutura legal, planejamento fiscal entre outras questões.
Contudo, outro ponto que você deve se atentar é a região, especificamente ao município que você quer empreender, isso porque, o Índice de Cidades Empreendedoras (ICE)
produzido pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap), criou um ranking geral para identificar quais são as melhores cidades para abrir um negócio.
O estudo ICE visa fornecer uma base de dados para identificar cidades propícias ao desenvolvimento empresarial, facilitando escolhas tanto para indivíduos quanto para o governo.
A pesquisa, considera diversos pontos diferentes para criar o ranking com as melhores cidades do Brasil para empreender, são eles:
o ambiente regulatório, a infraestrutura, o acesso a capital, o capital humano e cultura, o mercado de trabalho e consequentemente a inovação.
Os dados do ICE de 2023 são uma referência para potenciais empreendedores, abrangendo fatores como regulamentação, infraestrutura e mercado, independentemente do tamanho da empresa.
Conheceremos quais são as 10 melhores cidades brasileiras para abrir um negócio a partir do ranking geral, que engloba melhor todos os pontos da pesquisa:
1. São Paulo (SP) 2. Florianópolis (SC) 3. Joinville (SC) 4. Brasília (DF) 5. Niterói (RJ) 6. Boa Vista (RR) 7. Curitiba (PR) 8. Rio de Janeiro (RJ) 9. Macapá (AP) 10. Goiânia (GO)