10 palavras em alemão que falamos todo dia e não percebemos
A incorporação de palavras de outros idiomas em nosso vocabulário, é conhecida como estrangeirismo, e é uma prática recorrente.
Dada a popularidade do alemão, é comum adotarmos termos desse idioma para expressar conceitos que, por vezes, carecem de uma definição precisa na língua portuguesa.
Essa interação linguística contribui para a diversidade e riqueza do nosso idioma, proponho conferirmos algumas das palavras de origem alemã, que falamos aqui no Brasil.
Alzheimer Significado: Homenagem ao psiquiatra alemão Aloysius Alzheimer, que primeiro investigou a doença. Schoppen Significado: Schoppen, em alemão, é uma medida de cerca de meio litro.
Blitz Significado: No alemão originalmente significa “raio”, mas no Brasil refere-se a fiscalizações de policial relâmpago (ou seja, rápidas).
Chucrute Significado: Conserva de repolho fermentado, muito utilizado na culinária alemã. Diesel Significado: Sobrenome do químico responsável pela criação do óleo diesel.
Hamster Significado: Hamstern significa “juntar”, referência ao hábito destes animais de acumularem comida nas bochechas.
Hambúrguer Significado: Apesar da origem do sanduíche ser incerta, seu nome é uma referência à cidade de Hamburgo.
Kombi Significado: Abreviação de “veículo combinado” ou “veículo multi-uso”. Oktoberfest Significado: Literalmente, “festa de outubro”.
Uber Significado: Nome de uma empresa de transporte compartilhado, originário do termo alemão “über” que significa “sobre” ou “além”.