Com a crescente automação no mercado de trabalho, algumas profissões no Brasil podem enfrentar extinção nos próximos 20 anos.

10 profissões que serão extintas nos próximos anos

Linha ondulada

Pesquisadores brasileiros obtiveram essa previsão alarmante em um levantamento publicado no artigo “Automação e Perda de Empregos: o caso brasileiro”.

Essa pesquisa partiu de um estudo da Universidade de Oxford, buscando identificar profissões com maior risco de desaparecer no Brasil nos próximos 20 anos.

Essa perspectiva traz à tona importantes reflexões sobre o impacto da automação na dinâmica do mercado de trabalho e nos meios de subsistência das pessoas.

É fundamental encarar esse cenário como um chamado à adaptação e à busca por novas habilidades e competências, a fim de enfrentar os desafios que surgem com as mudanças tecnológicas.

A automação exige atenção cuidadosa e programas de formação para mitigar impactos negativos e promover um futuro do trabalho mais justo e inclusivo.

As 10 profissões mais ameaçadas pela automação e sua porcentagem de possível automatização.

COnfira as 10 profissões 

Linha ondulada

Balconistas e vendedores de lojas:  98% Condutores de automóveis, táxis e caminhonetes:  98% Operadores de entrada de dados (digitador): 99%

Corretor/Agentes de seguros: 99% Despachantes aduaneiros: 99% Contabilistas e guarda-livros: 98% Vendedores por telefone: 99%

Operadores de máquinas para fabricar equipamentos fotográficos: 99% Profissionais de nível médio de direito e afins (assistente): 99% Secretários jurídicos: 98%