10 profissões que tem mais oportunidades de emprego em Portugal
Mesmo com as variações no mercado de trabalho em Portugal, algumas profissões continuam em alta demanda.
Muitos brasileiros buscam a imigração para Portugal devido ao idioma e melhores perspectivas de vida, com quase 250 mil brasileiros vivendo no país.
Antes de imigrar, é fundamental avaliar o mercado de trabalho no país de destino, pois a falta de compreensão desse mercado pode impactar negativamente a experiência.
Assim como em diversos países, Portugal também possui um salário mínimo que visa assegurar aos trabalhadores uma remuneração básica para a subsistência.
O modelo trabalhista em Portugal define uma jornada de 40 horas por semana, geralmente distribuídas em 5 dias de 8 horas, com exceções previstas no Código de Trabalho (CT) português.
Nesse sentido, o ambiente de trabalho em Portugal é semelhante ao brasileiro, com uma jornada semanal de 40 horas e um salário mínimo de € 820 em 2024.
Portugal possui um salário mínimo intermediário na União Europeia, com desafios econômicos devido à inflação, apesar do aumento nominal recente.
Apesar das flutuações no mercado de trabalho em Portugal devido à pandemia, 10 profissões mantêm alta demanda constante, confira:
1. Analista de sistemas; 2. Diretores de investigação e desenvolvimento; 3. Programadores de software; 4. Operadores de caixa e profissionais relacionados com vendas; 5. Engenheiros biomédicos;
6. Pessoal de informação administrativa; 7. Profissionais de bares; 8. Representantes comerciais; 9. Vendedores e encarregados de lojas; 10. Especialistas em publicidade e marketing.