11 palavras que todo mundo escreve com J, mas o certo é com G

Aqui, resolveremos algumas dúvidas sobre quando usar as letras J e G na língua portuguesa.

1. Beje: O certo é Bege. Exemplo: “Me empresta uma blusa bege?” 2. Dirijir: O certo é Dirigir. Exemplo: “Se estão todos cansados, eu posso dirigir.”

3. Lonje: O certo é Longe. Exemplo: “Eu não sabia que era  longe.” 4. Jesto: O certo é Gesto. Exemplo: “Despediram-se com um gesto triste.” 5. Ajir: O certo é Agir. Exemplo: “Está na hora de agir.”

6. Finjir: O certo é Fingir. Exemplo: “Prefiro fingir que isso nunca aconteceu.” 7. Protejer: O certo é Proteger. Exemplo: “É meu dever proteger minha família.”

8. Tijela: O certo é Tigela. Exemplo: “Alguém quer uma tigela de sopa?” 9. Fujir: O certo é Fugir. Exemplo: “Vamos largar tudo e fugir juntos?”

10. Exijir: O certo é Exigir. Exemplo: “Temos que exigir melhores condições de trabalho.” 11. Corrijir: O certo é Corrigir. Exemplo: “A professora vai corrigir as provas hoje.”

Quando usar o G ou J?

A língua portuguesa apresenta aspectos muito curiosos quanto a sua ortografia, e a correta utilização das letras “g” e “j” é um aspecto crucial para a escrita. Desenvolvimento:

Uso da Letra “G”: Substantivos Terminados em -agem, -igem e -ugem: Exemplo “garagem” Palavras Terminadas em -ágio, -égio, -ígio, -ígio, -ógio e -úgio: Exemplo: “pedágio”

Outras Palavras Compartilhando Essa Regra: Exemplo: “apogeu” Formas Verbais Terminadas em -jar: Exemplo: “relampejar”

Palavras de Origem Tupi, Africana, Árabe ou Exóticas: Exemplo: “canjica” Palavras Derivadas de Outras Escritas com “J”: Exemplo: “cerveja” – “cervejaria”