14 doenças que você pode desenvolver por dormir pouco

Quem dorme pouco está suscetível a desenvolver problemas de saúde. Pensando nisso, conheça algumas doenças ligadas a má qualidade do sono.

Distúrbios mentais

Durante o sono são produzidos elementos essenciais como a serotonina e o cortisol, para a manutenção saudável de alguns transtornos mentais. 

Consequentemente, a falta desses hormônios podem trazer doenças como:

Depressão; Ansiedade; Transtorno bipolar; Crise de pânico; TDAH.

Doenças cardíacas

Um estudo apontou que pessoas com dificuldades para pegar no sono apresentam 3 vezes mais chances de desenvolver problemas cardíacos.

Além disso, a privação crônica de sono está associada a um maior risco de doenças cardiovasculares, como: Hipertensão arterial; Doenças cardíacas (Arritmia, Infarto); Derrame.

Diabetes

Pessoas que dormem pouco podem desenvolver a diabetes do tipo 2. O motivo para isso é que pessoas que dormem menos têm maior quantidade de glicose no sangue.

Ganho de peso e obesidade

Diversos estudos científicos indicam que pessoas que dormem menos possuem maior probabilidade de ganharem peso e se tornarem obesas.

Envelhecimento precoce e comprometimento cognitivo

A falta de sono adequado está associada ao envelhecimento precoce e ao comprometimento cognitivo.

Câncer

Parece um pouco exagero, mas diversos estudos científicos comprovam que pessoas que dormem pouco, possuem chances maiores de desenvolver algum tipo de câncer.

Estudos mostram evidências que os seguintes cânceres podem ser desenvolvidos, ou ter suas chances aumentadas pelo sono desregulado: Câncer de intestino; Câncer de mama; Câncer de próstata.