Existem alguns documentos que são obrigatórios e todo trabalhador deve levar no dia da admissão no novo emprego.
Esses documentos são fundamentais para a comprovação da identidade e para o registro adequado do funcionário. Os principais documentos obrigatórios são:
Cópia da certidão de nascimento (caso solteiro) ou certidão de casamento (caso casado); Cópia da certidão de nascimento de filhos de até 21 anos;
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Cópia do cartão de vacina e comprovante de frequência escolar para filhos de até 7 anos; Cópia do certificado de reservista (para homens); Cópia do comprovante de endereço;
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Cópia do comprovante de escolaridade; Cópia do CPF; Cópia do RG; Cópia do título de eleitor;
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Original do atestado de saúde ocupacional; Foto 3×4; Original e cópia da carteira de habilitação (CNH) (caso o cargo utilize veículo, atentar para a categoria exigida);
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Original e cópia da carteira de trabalho (CTPS); Inscrição no PIS/PASEP; Original e cópia do registro profissional emitido pelo órgão da classe.
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A apresentação correta dos documentos no dia da admissão é de extrema importância, pois garante a conformidade legal da contratação e evita problemas futuros tanto para o
trabalhador quanto para a empresa. Algumas das principais razões pelas quais os documentos são essenciais na admissão são:
– Verificação de identidade; – Cumprimento das obrigações legais; – Registro adequado do funcionário.