18 documentos necessários para registro do imóvel

É extremamente importante ter em mãos a documentação necessária para realizar o registro do imóvel, visto que isso poderá agilizar todo o processo.

Pensando nisso, listamos a seguir todos os documentos necessários para realizar o registro, confira:

1 – Escritura (quando não há financiamento imobiliário na operação):

Documentos Comprador Pessoa Física - Contrato de Compra e Venda; - CPF e RG (todos os compradores);

- Cópia da Certidão de estado civil, e se houver, certidão do pacto nupcial; - Comprovante de endereço.

Documentos do comprador Pessoa Jurídica (PJ) - Estatuto ou contrato social, e sua última alteração registrada.

Documentos do Imóvel: - Guia ITBI paga; - IPTU (garantindo que não existem débitos); - Matrícula atualizada;

- Certidão Negativa débitos imobiliários (emitido na prefeitura da Cidade)existem débitos); - Certidão Negativa Condomínio (se houver), emitida pela administradora de condomínio.

2. Imóveis financiados:

Documentos do Comprador: - Contrato de Financiamento com o banco ou a Alienação Fiduciária, devidamente assinada por todas as partes; - Documentos do Comprador:

- Cópias autenticadas do CPF e RG; - Cópia da Certidão de estado civil, e se houver, certidão do pacto nupcial.

Documentos do Imóvel: - Guia de ITBI paga; - Certidão Negativa do Imóvel; - Certidão de valor venal.

Se pôr ventura o vendedor ou comprador seja representado via procuração, será preciso incluir:

- Certidão da Procuração, emitida até 90 dias da data do contrato; - RG e CPF do Procurador responsável.

Nota! Dependendo da situação jurídica ao qual o bem esteja, o cartório poderá solicitar outros documentos para poder realizar o registro do imóvel.