O governo federal oferece uma série de benefícios sociais voltados para as famílias que se encontram em situação de pobreza ou pobreza extrema.
Embora cada benefício possua sua própria regra, todos possuem um requisito primordial em comum, a necessidade da inscrição no Cadastro Único.
O Cadastro Único é um conjunto de informações sobre as famílias brasileiras em situação de pobreza e extrema pobreza, por meio do CadÚnico o governo pode identificar essas famílias. A inscrição pode ser feito da seguinte forma:
– Realizar um Pré-Cadastro no app do CadÚnico ou na versão web; – Após enviar o Pré-Cadastro, o usuário tem 240 dias para comparecer a um Posto de Atendimento com todos os documentos necessários; – Manter o cadastro atualizado.
Confira todos os benefícios que o governo federal oferece para famílias inscritas no CadÚnico:
Aposentadoria para Pessoa de Baixa Renda; Auxílio Aluguel (prefeituras); Auxílio Enxoval (prefeituras); Benefício de Prestação Continuada (BPC); Bolsa Estiagem;
1. 2. 3. 4. 5.
Bolsa Família; Bolsa Verde; Carta Social; Carteira do Idoso; CNH Social Gratuita (alguns estados);
6. 7. 8. 9. 10.
Em breve: O PL 128/21 obriga o Poder Público a fornecer gratuitamente absorventes e tampões higiênicos a pessoas de famílias inscritas no Cadastro Único; Fomento às Atividades Produtivas Rurais; Identidade Jovem (ID Jovem);
11. 12. 13.
Isenção de Taxa de Inscrição em Concursos Públicos; Minha Casa Minha Vida; Passe Livre para Pessoas com Deficiência; Pro Jovem;
14. 15. 16. 17.
Programa Brasil Alfabetizado; Programa Cisternas; Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI); Pronatec (Cursos Técnicos Gratuitos); Telefone Popular.
18. 19. 20. 21. 22.