INSS

3 erros que você não pode cometer na perícia médica

Independente de qual seja o benefício por incapacidade que você venha solicitar, a partir de agora você conhecerá os três erros que não se pode cometer de forma alguma na perícia médica do INSS.

INSS

1. Não levar todos os documentos, ou levar documentos desatualizados

Um erro que muitas pessoas cometem durante a perícia médica é não levar todos os documentos obrigatórios para ser possível identificar seu caso e sua condição física. Confira os principais:

INSS

Documentos pessoais originais com foto: RG, CNH, Carteira de trabalho, entre outros, que possam comprovar que você não está se passando por outra pessoa.

INSS

Documentação médica: Laudos, atestados, receitas médicas, relatórios de tratamentos, como, por exemplo, fisioterapia, etc.

INSS

Lembre-se, não é para levar laudo ou atestado, é para levar os dois, mesmo que o médico recomende apenas um, afinal, quanto mais munição você tiver para provar sua condição, melhor.

INSS

2. Confusão entre doença e incapacidade

Muitas pessoas acabam pensando que por estarem com alguma doença automaticamente possuem direito a benefícios do INSS, o que não é bem assim.

INSS

Mesmo que sua doença seja grave, caso você esteja conseguindo trabalhar normalmente, será bem difícil conseguir algum benefício previdenciário.

INSS

Isso porque, por norma, tanto o auxílio-doença quanto a aposentadoria por invalidez são concedidos apenas se o segurado está devidamente incapacitado de trabalhar.

INSS

3. Mentir durante a perícia

Fique atento, o perito já está acostumado a analisar pessoas diariamente, ou seja, não minta, não exagere e apenas fale a verdade, não se esqueça a comprovação acontece através da documentação médica e não de mentiras ou exageros.