3 maneiras de aumentar o valor da sua aposentadoria do INSS
Conforme especialistas em direito previdenciário, devido às alterações na legislação previdenciária, o INSS pode acabar cometendo erro no cálculo dos valores pagos nas aposentadorias e pensões.
Dessa maneira, trazemos agora algumas das principais situações que podem ser utilizadas pelos aposentados para conseguirem reajustar o valor de seus benefícios.
Lembrando aqui, caso você acredite que possa se encaixar em alguma delas, é de fundamental importância procurar um advogado para lhe orientar quanto a esse possível direito.
1. Revisão da vida toda
A revisão da vida toda é destinada aos aposentados que tiveram a concessão do seu benefício a partir de 29 de novembro de 1999, visando serem considerados no cálculo do
benefício todos os salários de contribuição da vida do segurado, e não somente aqueles a partir de julho de 1994.
2. Inclua todos os tipos de trabalho realizados
Todas as suas informações precisam estar registradas no Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS). Isso porque é de lá que o INSS coleta os dados para a concessão da sua aposentadoria.
Dessa maneira, verifique se tudo o que você fez está devidamente registrado no CNIS. Nessa regra vale tudo, desde trabalho no exterior, serviço militar, menor aprendiz e qualquer atividade exercida.
3. Inclusão de tempo de trabalho insalubre ou perigoso
Pessoas que trabalharam em condições insalubres ou perigosas possuem direito à aposentadoria especial.
A questão aqui é que muitos trabalhadores acabam mudando de área de atuação ou de empresa ao longo da vida e esse cálculo não é feito no momento da concessão da aposentadoria.
Dessa maneira, uma das formas mais adotadas para aumentar o valor da aposentadoria é convertendo essa contagem diferenciada para o tempo de contribuição “comum”. Caso você tenha desempenhado atividade especial, verifique se este período entrou no cálculo da sua aposentadoria.