A confusão sobre o que pode ou não ser descontado acontece, pois infelizmente muitos segurados acabam sendo vítimas de descontos indevidos, por isso confira quais são os descontos permitidos:
Arrecadações de associações: é preciso estar atento quanto a esse desconto, pois só podem ocorrer descontos associativos com o consentimento do segurado, se você não autorizou o desconto está ocorrendo indevidamente.
Desconto de Imposto de Renda (IRPF): mesmo permitido, esse não é um desconto que ocorre com todos os segurados apenas com aqueles com renda maior que R$1903,98 ou de R$3807,96 com mais de 65 anos.
Lembrando que aqueles que são portadores de doenças graves e comprovem a sua condição podem ficar isentos do desconto.
Revisão de benefícios: essa verificação pode acontecer quando o INSS realiza uma ação chamada de “pente-fino”, cuja finalidade é diminuir as fraudes contra o INSS e contra os beneficiários.
Quando há irregularidade, o segurado pode ter seu benefício reduzido, suspenso ou cancelado. O beneficiário também pode pedir a revisão da aposentadoria ou pensão, assim o valor final pode aumentar ou diminuir dependendo do caso.
Empréstimo Consignado: esse também é um desconto legal quando o segurado contrata o serviço de empréstimo consignado,
portanto, esse é outro desconto que é necessário atenção e verificar se estão havendo descontos de valores indevidos ou que não foram solicitados pelo segurado.