Devido a toda importância do salário, muitas vezes os trabalhadores se frustram com o recebimento do seu suado dinheiro ao verificar descontos que às vezes nem sabia existirem.
Os descontos proibidos no salário do trabalhador são aqueles que violam as leis trabalhistas e constitucionais vigentes.
Estes descontos não são permitidos porque afetam diretamente o pagamento correto do salário do trabalhador, prejudicando-o significativamente.
Mesmo existindo descontos permitidos por lei, também há aqueles que não podem ser descontados do trabalhador, conheça 4 deles.
1. Materiais e equipamentos para o trabalho
Materiais e equipamentos que são considerados essenciais para o trabalho devem ser dados pelo empregador ao trabalhador, gratuitamente. De modo algum esses itens podem ser descontados na folha de pagamentos.
2. Treinamentos
Muitas vezes os treinamentos são essenciais para o exercício de determinada atividade.
Para este caso, a compreensão é de que o empregador deverá dar o suporte ao empregado que não tem obrigação alguma de ter que pagar por estes treinamentos ou atividades.
3. Multas coercitivas
Multas quando aplicadas visando corrigir o trabalhador, de forma alguma podem ser descontadas do trabalhador, independente do trabalhador ter errado ou não ter atingido o resultado esperado pela empresa.
4. Lanches
Os lanches organizados pela empresa e são comuns no ambiente de trabalho durante o período laboral não podem ser descontados em folha.