4 direitos de todos os aposentados por invalidez
As pessoas que conseguem acesso à aposentadoria por invalidez não possuem somente esse benefício como direito.
A legislação brasileira resguarda ainda outros importantes direitos concedidos para esses cidadãos que estão vulneráveis em relação aos demais indivíduos da sociedade.
1. Adicional de 25%
Caso o aposentado por invalidez não consiga exercer as atividades mais simples do dia-a-dia. Ele poderá pleitear o direito a um adicional de 25% no valor do benefício.
O segurado interessado ou a família podem pedir esse adicional apenas comprovando a situação por laudos e avaliações médicas, onde será evidenciado a dependência de terceiros.
2. Saque do FGTS
Esse benefício estende-se a todos os aposentados, independente de ter sido aposentado por invalidez, ou por idade. A solicitação do saque deve ser feita junto à Caixa Econômica Federal.
3. Isenção do Imposto de Renda
No caso, será necessário que o aposentado tenha sido acometido por alguma dessas doenças para garantir a isenção: - AIDS;
Alienação mental; Cardiopatia grave; Cegueira; Doença de Parkinson; Esclerose múltipla; Estados avançados da doença de Paget;
- - - - - -
Hanseníase; Hepatopatia grave; Nefropatia grave; Neoplasia maligna; Paralisia irreversível e incapacitante; Tuberculose ativa.
- - - - - -
Caso você seja aposentado e possua alguma dessas doenças, poderá comprovar sua condição à Receita Federal para garantir a isenção do Imposto de Renda, além da isenção de outros impostos como IPI, ICMS e o IPVA.
4. Empréstimo consignado
Os trabalhadores que se aposentam por invalidez podem realizar empréstimos consignados. Os empréstimos consignados ocorrem com o desconto da parcela do empréstimo diretamente em folha.