4 motivos que permitem entrar com ação trabalhista contra a empresa
A ação trabalhista nada mais é do que processo judicial ajuizado pelo trabalhador, para contestar e defender os seus direitos e garantias que foram violados.
Apesar de ser um direito dos trabalhadores que sentem que os seus direitos são violados, é muito comum nos depararmos com situações que a pessoa não sabe se pode ou não recorrer à Justiça.
Pensando nisso, apresentaremos seis motivos que permitem com que você entre com uma ação trabalhista para pleitear os seus direitos. Confira!
1. Verbas rescisórias
Quando o trabalhador e a empresa rescinde o contrato de trabalho, a empresa deverá quitar todas as verbas rescisórias do empregado, num prazo máximo de 10 dias corridos.
Logo, caso não haja o pagamento de alguma verba, ou a empresa não esteja respeitando esse prazo, o trabalhador poderá reclamar perante a Justiça.
2. Dano moral
Caso você esteja sendo submetido a constantes humilhações e situações constrangedoras, como violência, agressões verbais, calúnia, dentre outros, poderá ingressar com ação requerendo indenização por danos morais.
3. Adicional de periculosidade
Caso você trabalhe exposto constantemente a agentes de risco, como explosivos, energia elétrica, dentre outros, você deverá receber uma compensação através do adicional de periculosidade.
Dessa forma, caso você não esteja recebendo o seu adicional de periculosidade, você poderá recorrer à Justiça para receber o que lhe é devido.
4. Acidente de trabalho
O trabalhador que sofreu com algum acidente de trabalho por culpa da empresa, que não observou normas legais e proteção ao trabalhador deverá indenizá-lo.
Isso porque é obrigação da empresa fornecer absolutamente todas as medidas de precaução e prevenção de acidentes. Logo, caso o trabalhador não seja indenizado, poderá recorrer à Justiça para receber.