4 problemas de coração que podem dar direito a aposentadoria

Existem quatro tipos diferentes de benefícios e aposentadorias para pessoas com problemas no coração.

1. Auxílio-doença 2. Auxílio-doença acidentário 3. Aposentadoria por Invalidez 4. Aposentadoria por Invalidez acidentária

No contexto da aposentadoria, o INSS identifica como cardiopatias graves aquelas resultantes em incapacidade total e permanente para o trabalho. Isso abrange condições como:

Insuficiência cardíaca grave: incapacidade do coração de bombear sangue suficiente, resultando em sintomas graves e complicações.

Cardiopatia isquêmica: redução do fluxo sanguíneo para o coração, geralmente devido a obstruções nas artérias, causando ataques cardíacos e complicações sérias.

Arritmias cardíacas graves: distúrbios do ritmo cardíaco que podem levar a batimentos cardíacos irregulares, aumentando o risco de complicações sérias ou morte súbita.

Cardiopatias congênitas graves: anomalias estruturais do coração presentes ao nascimento que podem comprometer gravemente a função cardíaca.

Para obter o direito a aposentadoria é necessário que a sua doença comprometa suas atividades laborais, o deixando totalmente incapaz para o trabalho.

Será necessário passar por uma perícia médica do INSS para verificar se sua situação garante o direito a aposentadoria por invalidez.

Em caso de dúvida é necessário procurar um advogado previdenciário, lembrando que outras doenças também podem aposentar por invalidez dependendo da incapacidade laboral.